POR ONDE EU PEDALEI | ON MY TRACKS

Relatos com dicas, fotos e vídeos de viagens e pedaladas por lugares especiais. | Posts with tips, photos and videos from trips and rides in special places.

Pedal em Búzios até a Rampa de Voo Livre em José Gonçalves.

Informações Gerais:

- Data:  24 de maio, 2015
- Local:  Armação dos Búzios, RJ
- Distância e Tempo:  27,7km, 1:38h em movimento, 2:07h total.
- Total de Subida Elevação:  394 metros

Classificações/ Ratins (0 a 10):

- Segurança: 7
- Cultural/ Turística: 7
- Exercício: 7
- Beleza: 8
- Pavimento: Asfalto, paralelepípedo e terra, sendo que a parte da subida é com terra e com muitos buracos e valas.

Dicas:

1) Chegar cedo, pra aproveitar o colorido do início da manhã.
2) Subir por José Gonçalves, mas descer por Tucuns (que eu não pude fazer).
3) Parar no Porto da Barra, em Manguinhos, pra comer um peixe ou apenas passear pelo Mercado.

Mapa do Pedal:

Sobre o trajeto:

Detalhes do passeio. Esse foi o segundo e último passeio nessa passagem por Búzios e a dica do trajeto foi cortesia de um argentino que eu conheci no dia em que eu cheguei do Rio, na praia de Geribá.  Mesmo não sendo um ciclista, ele me disse que já tinha por diversas vezes feito o caminho à pé e que várias pessoas costumavam pedalar até o topo do morro no bairro de José Gonçalves. Para chegar a José Gonçalves basta pegar a estrada Búzios-Cabo Frio e logo no início, 3km depois do pórtico, haverá a entrada para José Gonçalves. O início da subida é um pouco escondido e fica à esquerda, pouco  depois do campo de futebol.  Logo no início há uma bifurcação, e não esqueça de manter-se à direita. A subida toda é um leve contorno para a direita, com trechos mais complicados, onde há pouca parte lista, com muitos buracos, desníveis e até um pouco de lama (já que a maior parte é coberta por árvores, o terreno não seca facilmente).  A subida não é muito longa, mas o terreno faz ela parecer mais difícil do que ela seria se fosse menos acidentadas. Ao começar a chegar na parte mais alta, é possível avistar a Região dos Lagos inteiras, de Arraial do Cabo, passando por Cabo Frio, São Pedro da Aldeia até Araruama.  Ao fundo é possível até avistar o início da região serrana do Rio de Janeiro.  Ao chegar no topo, onde fica a rampa de voo livre de Búzios, o visual é da península de Búzios. Tucuns é a primeira praia, que também parece ser a mais extensa. Logo depois fica Geribá, que é seguida da Ferradura e das outras praias do Centro, que ficam escondidas atrás dos diversos morros que cortam a pequena cidade praiana.

Lá no topo eu encontrei alguns ciclistas que comentaram que a descida poderia ser feita por Tucuns, e que o nível de dificuldade era similar ao da subida por José Gonçalves.  Como o meu cronograma permitia uma pedalada de no máximo duas horas, eu preferi voltar pelo mesmo caminho da subida para não correr o risco de chegar atrasado. Mas na próxima vez vou testar a descida por Tucuns, que também permite acessar a praia de Geribá sem precisar passar pela estrada.

Fotos:

• subida_jose_goncalves_01
  • subida_jose_goncalves_02
  • vista-arraial-cabo-frio-araruama
  • vista-tucuns-geriba-buzios

Simple Image Gallery Extended

1 e 2) Subida na estrada de terra em José Gonçalves

3) Visual do topo do morro: Arraial do Cabo, Cabo Frio e Araruama

4) Visual do topo do morro: Búzios (Tucuns, Geribá, Manguinhos e diversos morros)

Location (Map)

Estrada José Gonçalves, Armação dos Búzios - RJ, 28950-000, Brasil
Rate this blog entry:
Pedal pelas praias ao redor do Centro de Búzios
Pedal pela ciclovia da orla sul em Los Angeles: El...