POR ONDE EU PEDALEI | ON MY TRACKS

Relatos com dicas, fotos e vídeos de viagens e pedaladas por lugares especiais. | Posts with tips, photos and videos from trips and rides in special places.

Desafio das Serras: Miguel Pereira > Araras > Itaipava > Teresópolis

Detalhes:

Há algum tempo eu já tinha vontade de subir a serra de Japeri para Miguel Pereira. Já tinha ouvido falar que era muito bonita e gostosa de pedalar.  Incluir várias serras em uma mesma pedalada é sempre um grande incentivo pra pedalar muito, e foi isso que aconteceu. Montamos um roteiro focado em serras, mais precisamente 4 serras que são bem próxima ao Rio: 1) Japeri > Miguel Pereira; 2) Paty do Alferes > Vale das Videiras; 3) Vale das Videiras > Araras; 4) Itaipava > Teresópolis.

Nesse pedal contei com a companhia do Diego e de dois gringos que moram aqui no Rio e além de pedalarem bem, são ótimas companhias, Harry e Matt.  Nos encontramos às 5:55h na Central do Brasil e pegamos o primeiro trem para Japeri, em uma viagem que leva cerca de uma hora e meia.  De lá começamos a aventura que duraria o dia todo.  Escolhemos iniciar em Japeri, pois é o ponto mais próximo da primeira serra e com isso evitamos ter que pedalar por cidades no início do pedal.

Japeri > Miguel Pereira:

Essa foi a serra mais fácil, pois ela é longa e sem partes com muita inclinação. O asfalto estava perfeito, novinho, um tapete para pedalar. O Visual da serra é lindo, pois além dos morros da região por onde estamos subindo, e possível ver ao fundo, na direção de onde iniciamos o pedal as montanhas da serra do mar. Tempo total: 2h; Distância Total: 35km; Ascensão total: 600m.

Paty dos Alferes > Vale das Videiras:

A mais curta, mas com maior inclinação de todas as serras.  Em poucos minutos o desgaste físico aumenta muito e o visual da região montanhosa de Paty e Miguel Pereira aparecem.  A serra é feita de aproximadamente 5 "cotovelos", com curvas muito fechadas. Tempo total: 0:19 ; Distância total:1,9km ; Ascensão total: 190m .

Vale das Videiras > Araras

Possivelmente a subida mais desgastante. Não foi a mais longo nem a com maior inclinação, mas o mix dos dois, aliado a alguns trechos com curvas muito íngremes, fazem o desgaste ser maior do que em outras subidas. Porém, foi a subida com mais sombra e mais fresca do pedal, o que ajuda um pouco a minimizar o "sofrimento".  A subida acontece praticamente todo o tempo ao longo do famoso morro "Maria Comprida". Tempo total: 0:40h ; Distância total: 6km ; Ascensão total: 428m.

Itaipava > Teresópolis

A subida mais longa, tanto de tempo quanto de distância e de ascensão total.  Ela acontece pelo vale que começa nos "fundos" de Itaipava e segue em direção à montanha que separa Teresópolis de Petrópolis/ Itaipava. Conforme o pedal vai chegando perto do topo e pode se ver os morros que formam o vale em primeiro plano e as montanhas das outras serras por onde passamos ao fundo, o visual vai ficando cada vez mais bonito. Essa montanha é linda e enorme, com muito verde e muita pedra. A subida é gradual, o que permite manter uma ritmo muito mais forte do que nas outras subidas.  Tempo total: 1:06h; Distância total: 15,7km ; Ascensão total: 690m.

Direto ao Ponto:

- Pedalar nas montanhas é uma delícia e passar por cidades do interior oferece um ambiente completamente diferente.

- Asfalto entre Miguel Pereira e Paty do Alferes estava em condições precárias que foi um dos locais com mais movimento de carro

- Paramos praticamente sempre depois das serras: Entrada de Miguel pereira tem um boteco, Galpão Caipira no Vale das Videiras (que não é logo depois do final da serra), Posto BR no trevo para o início da estrada para Teresópolis, e em Teresópolis, na rua principal.

- Nossa ida para Japeri foi de trem, saindo da Central do Brasil, e foi muito simples e fácil entrar no trem com as bikes no final de semana.

- A volta de Teresópolis foi de ônibus, que tem saídas a cada hora, mesmo aos finais de semana. A bike costuma caber no bagageiro normalmente (só abaixar o banco) e só precisa de um elástico para amarrá-la na divisória do bagageiro e colocar algum suporte pra não deixá-la roçar nessa divisória.

- Data: 20/01/17

Simple Image Gallery Extended

Vídeos:

Location (Map)

loja b/c - Estr. Bernardo Coutinho, 1792 - Araras, Petrópolis - RJ, 25725-022, Brazil