POR ONDE EU PEDALEI | ON MY TRACKS

Relatos com dicas, fotos e vídeos de viagens e pedaladas por lugares especiais. | Posts with tips, photos and videos from trips and rides in special places.

Blog do Herzog: Vista Chinesa - Cristo Redentor - Mirante Dona Marta - Laranjeiras

Classificações/ Ratins (0 a 10):
- Segurança:  7; o trecho até o mirante Dona Marta é bastante seguro, a parte que sempre me preocupa mais é o trecho entre o Dona Marta e Laranjeiras, pois há menos ciclistas na Rua e ele passa próximo a algumas áreas de maior risco de assalto (mas eu não vi nem soube de qualquer problema, apenas tenho mais cuidado nesse trecho).
- Cultural/ Turística:  10. O passeio passa pelos pontos turísticos que oferecer os melhores visuais da cidade e como um bônus pelo exercício, o passeio pode contar com uma parada pelo Cristo Redentor, maior ponto turístico do Brasil. Pra incluir atrações culturais, basta descer por Santa Teresa e depois Lapa, especialmente em época de eventos como o Santa Teresa de Portas Abertas.
- Exercício: 9; O passeio não é muito longo, mas a altimetria (soma de todas as subidas) é bastante elevada (mais de 2.000m).  A segunda parte, que demanda maior esforço físico, vem depois de mais de 20km de subida, ou seja, é preciso estar em boa forma pra pedalar o trajeto todo sem ter que descansar ou empurrar.
- Beleza: 10; Esse é o passeio no Rio de Janeiro que oferece os melhores visuais da cidade e se o céu estiver azul e a visibilidade boa, se prepare para ver e documentar o Rio de vários ângulos diferentes e impressionantes.

- Sobre o trajeto:  São 40km de subidas e descidas pela Serra da Carioca, parte do Parque Nacional da Tijuca que abriga a Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Paineiras e Corcovado.  Essa é uma volta que pode ser feita praticamente o ano todo, pois mais de 80% acontece em áreas sombreadas pelo Parque Nacional da Tijuca e mesmo nos dias mais quentes a temperatura é relativamente agradável (no inverno é importante levar casaco!).  O trecho inicial (6km) é bastante intenso, até a chegada na Mesa do Imperador.  Entre a Mesa do Imperador e o início da subida para as Paineira, que começa no Alto da Boa Vista, o trajeto alterna subidas e descidas, sempre pelo meio da mata, em estrada asfaltada em ótimo estado.  Do Alto da Boa Vista até as Paineiras, são 6km de subida, que tem a sua pior parte logo no início.  Já quase no final há um mirante virado para a Zona Norte, onde é possível enxergar o Maracanã, a Baía da Guanabara, a Serra dos Órgãos e o Maciço da Tijuca.  A minha parte favorita é o passeio pelas Paineiras, trecho que ao finais de semana é proibido entrar com veículos motorizados, e que oferece um clima de montanha com diversas bicas de água que descem pela montanha, além de pontos com vistas incríveis para a Lagoa Rodrigo de Freitas e praias do Leblon e Ipanema.  Para os ciclistas mais acostumados aos pedais longos e com subidas a dica é enfrentar o desafio de chegar ao ponto turístico mais famoso do Brasil.  São apenas 2km, mas a subida pelo morro do Corcovado é bastante íngreme até chegar à base do Cristo. Essa parte oferece vista para a Zona Norte, que pode ser apreciada na descida.  Do Cristo até as Laranjeiras o pedal é praticamente só descida, com exceção do pequeno trecho que leva até o Mirante Dona Marta, que oferece vista para diversos pontos do Rio de Janeiro e é uma parada obrigatória para as pessoas que gostam de tirar fotos nos pedais.  A última parte do trajeto acontece por uma rua por onde o Bonde já foi a melhor opção de transporte e por isso há os trilhos no asfalto, ou seja, a atenção deve ser redobrada ao cruzar o trilho.  Eu optei em descer pela Rua Alice, que termina na Rua das Laranjeiras, mas outra opção boa de pedal (para quem tem amortecedor na magrela) é continuar reto e descer por Santa Teresa e escolher entre Lapa e Catete para terminar o passeio.

Dicas:
1) Parar em todos os mirantes, pois como o trajeto é praticamente todo pelo meio do Parque Nacional da Tijuca, não há vista da cidade em outros pontos.  Os principais mirantes são: Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Estrada do Redentor, Paineiras e Cristo e Dona Marta.
2) Parar comer um pastel e tomar uma água de coco em uma barraca na pracinha do Alto, que fica na entrada da Floresta da Tijuca e fica quase na metade da subida; ou até mesmo almoçar no restaurante que também fica na pracinha.
3) Descer por Santa Teresa e comer uma tapioca no Café do Alto, restaurante nordestino, ou um bolinho de bacalhau na Adega Flor de Coímbra, que fica em frente à Escadaria da Lapa.

Mapa do Pedal:
- Sports Tracker: http://www.sports-tracker.com/workout/mauricioherzog/54d7964fe4b0a4f7cea13380 (travou em parte do percurso)
 - Strava: https://www.strava.com/activities/252163668

• IMG_2873

Simple Image Gallery Extended

Location (Map)

Cristo Redentor - Parque Nacional da Tijuca - Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Rate this blog entry:
Blog do Herzog - Pedal em Tiradentes: Serra de São...
Cicloturismo em Chicago 2015 - 1o Pedal: Lakeshore...