POR ONDE EU PEDALEI | ON MY TRACKS

Relatos com dicas, fotos e vídeos de viagens e pedaladas por lugares especiais. | Posts with tips, photos and videos from trips and rides in special places.

Mini Trip Ubatuba > Serra Paraty-Cunha > Paraty

Detalhes do Pedal:

A idéia dessa aventura, realizada com meu grande camarada Diego, surgiu quando ele leu que a Serra Paraty-Cunha era a serra mais difícil do estado do Rio. Então, pra esquentar as pernas antes da subida, decidimos sair de Ubatuba (SP) e viajar  um pouco pela Rio Santos BR-101.

A Rio-Santos (BR 101) é um dos meus lugares preferidos para pedalar no Brasil, pois alterna morros, montanhas com serras e lindos visuais das praias.  Decidimos encarar a subida mais difícil e a mais longa do Rio (mais de 1.400 metros de ascensão), mas incluímos um trecho de 80km da Rio-Santos entre Ubatuba e Paraty.

Pegamos um ônibus às 23h no Rio e chegamos em Ubatuba às 4h.  Esperamos em um posto Ipiranga na própria BR-101 até ás 6h, para começarmos a aventura com a luz do dia.  Os quase 80km da Rio-Santos, entre Ubatuba-Paraty são uma delícia para pedalar, com morros curtos e visuais lindíssimos.  A única parte um pouco mais puxada é nos últimos 6km antes de chegar no Rio, pois é subida quase o tempo todo, mas logo depois encaramos uma descida deliciosa que nos leva quase até Paraty.

E foi a partir de Paraty que a diversão começou. São 22km entre o trevo de Paraty e o topo da Serra, sendo que os últimos 17km são de subida direto, sem parar, até o topo.  Eu estava preparado para enfrentar uma subida duríssima, sem ter noção do tempo que levaria para chegar até o topo. Mas em algumas partes, fiquei surpreso com a dificuldade, e felizmente, só depois fui me preocupar com a inclinação, que na parte do meio chega a 22% e se mantém por mais de 15% por algum tempo.  Pra quem gosta de subir, essa serra é um paraíso.  A descida é quase tão dura quanto a subida, especialmente debaixo de um temporal.  É tão difícil que o que mais se vê são carros com o os freios fervendo e calotas espalhadas pela rua (que caíram depois de derreter com o calor dos freios).  Há um mirante, já quase na subida, mas que por estar chovendo muito na hora que descemos, nem cogitamos a idéia.

Direto ao Ponto:

- A Rio-Santos entre Ubatuba e Paraty é linda, uma delícia para pedalar e mesmo com subidas não é muito difícil para quem já pedala e busca uma aventura nova.

- A Serra Paraty-Cunha é a serra mais difícil e mais longa que eu subi até hoje.

- Mas vale cada minuto nela.

- A subida acontece inteira dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, com muita natureza (exceto o cheiro de freio queimado).

- Paraty tem algumas empresas que alugam bicicletas e, mesmo que você vá sem bike, vale a pena encarar o desafio...ou pelo menos parte dele.

- A subida começa no nível do Mar e chega a quase 1.500 metros de altitude

• IMG_5430

Simple Image Gallery Extended

Vídeos:

Confira todos os vídeos desse pedal no meu canal no YouTube: www.youtube.com/mauricioherzog.

Location (Map)

Estrada Paraty Cunha (RJ 165) km 7 - Rod. Parati-Cunha, 165 - Penha, Paraty - RJ, 23970-000, Brazil